Sabe aquele imposto que você paga quando compra alguma coisa de fora do país? Então, ele não tem nada a ver com a gente. Isso mesmo, as plataformas de comércio eletrônico da Ásia que vendem no Brasil - tipo Aliexpress, Shein e Shopee - não são responsáveis por essa taxa.

E tem mais: quem tem que pagar esse imposto é você - e não a gente.

Isso tá bem explicadinho nos termos e condições de uso das nossas plataformas ou nas áreas de atendimento ao cliente das empresas.

Quando você compra produtos de fora do Brasil, pode ter que pagar impostos sobre importação. Todas as taxas da alfândega são por sua conta e a gente não pode fazer nada sobre isso”, diz o texto da Shein no item 2.7. E olha que tá em letras grandes, hein?

imposto shein
O contrato também fala que, ao usar o site, você concorda que “como importador, é sua obrigação seguir todas as regras e leis do seu próprio país”. “Você sabe e concorda que o pagamento de todas as taxas, despesas aduaneiras, tarifas e tributos no prazo certo é sua responsabilidade”, diz o texto.

O site da Shopee diz que a "responsabilidade exclusiva" pelos impostos é do cliente, mas na real a plataforma não quer saber de nada. Ainda dizem que o vendedor não tem poder de ação, porque é um problema do governo brasileiro.


imposto shopee

Já o Aliexpress é bem claro: o pagamento dos impostos é obrigação do comprador. E se a compra for barrada na alfândega, você ainda precisa pagar 60% de imposto em cima do valor da compra. Por exemplo, se você gastar R$100, vai ter que desembolsar R$60 só de imposto.

 E não adianta espernear, porque esse é o famoso Regime de Tributação Simplificada (RTS). É muito importante ficar atento a essas informações na hora de fazer compras internacionais.



imposto importações

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem